ABDOMINOPLASTIA:

Abdominoplastia é o procedimento cirúrgico para remover o excesso de pele e gordura da região média e inferior do abdome, e também para restaurar os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.

Esse procedimento é muito procurado por mulheres que tiveram filhos ou pessoas que tiveram uma perda significativa de peso, resultando em flacidez. A cicatriz, normalmente, é posicionada na região da cesariana ou pelos pubianos, estendendo-se lateralmente dos dois lados a depender da necessidade.  A miniabdominoplastia é uma variação dessa cirurgia, indicada em casos de abdome com pequena flacidez cutânea.  A abdominoplastia é comumente associada à lipoaspiração (lipoabdominoplastia) para melhorar o resultado.

A anestesia normalmente é peridural com sedação, mas em alguns casos a anestesia geral está indicada. Abdominoplastia completa dura em média 4 horas e a miniabdominoplastia em média 2 horas. Recomenda-se uso de modeladores e sessões de drenagem linfática manual no pós-operatório.

Para informações adicionais entre no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br).

LIPOASPIRAÇÃO:

É um procedimento cirúrgico que remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura. Apesar da boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada em várias partes como: coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, queixo, pernas e tornozelos. Isto pode ocorrer devido a características genéticas, falta de controle do peso ou de atividade física.

Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em outros casos, ela é usada como   procedimento complementar de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia. É conhecida também como lipoescultura, quando a gordura lipoaspirada é reutilizada para preencher defeitos ou aumentar determinadas regiões do corpo, como por exemplo as nádegas.

A anestesia pode ser local, local com sedação, peridural com sedação ou geral. O tempo de duração da cirurgia depende da quantidade de gordura que vai ser aspirada. O paciente às vezes pode receber alta hospitalar no mesmo dia. Recomenda-se uso de modeladores e sessões de drenagem linfática manual no pós-operatório.

A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura localizada no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.

Para informações adicionais entre no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br).

CIRURGIA PÓS BARIÁTRICA:

Pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, após perderem bastante peso, apresentam a necessidade de remoção da pele em excesso. As cirurgias plásticas nestes pacientes são realizadas normalmente após estabilização do peso, geralmente após um ano.

As cirurgias plásticas podem ser feitas no abdome pela técnica de abdominoplastia circunferencial e em todas as regiões com excesso de pele, como braços, pernas, costas e mamas. A anestesia normalmente é peridural com sedação, mas em alguns casos pode ser anestesia geral. O tempo de cirurgia depende da área a ser operada. A abdominoplastia circunferencial dura de 4 a 5 horas.

Braquioplastia é o termo médico que significa correção do contorno do braço. O procedimento remove gordura e pele dos braços. Os melhores candidatos são pacientes com flacidez nos braços, muitas vezes, devido à perda de peso. Quando existe somente excesso de gordura, a lipoaspiração dos braços pode alcançar o efeito desejado. Entretanto, quando há flacidez de pele, é necessário retirar pele e consequentemente deixar uma cicatriz na região.

Cirurgia de coxa interna é a cirurgia que remove o excesso de pele (flacidez e gordura) da região da coxa interna.

A anestesia para a braquioplastia normalmente é local com sedação ou mesmo anestesia geral, para a cirurgia de coxa interna geralmente peridural. Cada procedimento leva em torno de 2 horas.

Recomenda-se uso de modeladores e sessões de drenagem linfática manual no pós-operatório.

Para informações adicionais entre no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br).

PRÓTESE DE GLÚTEO:

A prótese de glúteo ou gluteoplastia é o procedimento de colocação de próteses de silicone dentro do músculo glúteo máximo, através de uma única incisão no sulco interglúteo. É indicada para pacientes que desejam aumentar o volume das nádegas. A anestesia pode ser geral ou peridural. O tempo de cirurgia é em torno de 2 horas.

Para informações adicionais entre no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br).