Cirurgia plástica

RECONSTRUÇÃO DE MAMA

A reconstrução da mama é um procedimento cirúrgico que possibilita a restauração da mama em pacientes submetidas a mastectomia por doenças como o câncer ou por trauma.

Novas técnicas possibilitam a criação de uma mama semelhante em forma e aparência à mama natural.  Frequentemente a reconstrução é possível imediatamente após a remoção mamária, mas em alguns casos é necessário terminar o tratamento oncológico para depois iniciar o processo de reconstrução.

Em geral a reconstrução mamária consiste em mais de uma operação, em média 2 a 3 cirurgias, podendo ser feita em ambiente hospitalar ou clínica especializada.  A anestesia normalmente é geral ou peridural alta com sedação, mas nos estágios seguintes a anestesia local com sedação pode ser suficiente.

Recomenda-se uso de modeladores e sessões de drenagem linfática manual no pós-operatório. Há várias opções de reconstrução de mama, que dependerá de cada caso. São elas:

– Expansão de pele e músculo com o uso de expansor tissular e a colocação de prótese de silicone em um segundo tempo. O espaço de tempo entre um estágio e outro dependerá do tratamento oncológico e liberação do oncologista.

– Reconstrução com retalhos utilizando-se tecidos de outras partes do corpo como o dorso e o abdome que são moldados para formar a nova mama, podendo ou não associar o uso de prótese de silicone. É uma cirurgia mais complexa que a de expansão de pele, mas às vezes o resultado é mais natural.

-Procedimentos auxiliares. Normalmente realizam-se outros procedimentos como mamoplastia no lado normal, revisão cirúrgica do lado reconstruído e finalmente a reconstrução da aréola e mamilo.

Para informações adicionais entre no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br).

41. 3224-9470 | 41. 3234-2172

contato@geneseclinica.com.br

Rua Visconde de Nacar, 656 – Mercês. Curitiba – PR

Copyright – Desenvolvido com por Azempresas.com.br

Fechar