No dia 09 de junho é celebrado o Dia Nacional da Imunização. Anualmente neste dia o intuito é conscientizar a população sobre a importância da vacinação. Mantendo nossas vacinas atualizadas, desde a infância até a terceira idade, diminuímos as chances de contrair várias doenças, tais como sarampo, coqueluche, tétano, meningite, pneumonia, câncer relacionado ao HPV, entre outras, e também contribuímos para uma eventual erradicação no futuro de algumas destas doenças.
Podemos considerar a imunização um dos maiores avanços em saúde pública na história da humanidade. Foram as grandes campanhas de vacinação que levaram por exemplo à erradicação da varíola no mundo todo, à eliminação da poliomielite em vários países, incluindo o Brasil, ao controle de várias doenças infecto-contagiosas, tudo isso impactando em diminuição de mortalidade principalmente na infância.
No Brasil temos o privilégio de ter um dos melhores programas públicos de imunização, com coberturas vacinais que são referência em todo mundo. Inclusão de novas vacinas no calendário, distribuição universal das mesmas e produção nacional são demonstrações de nosso bem sucedido programa.
Mas de nada adianta o acesso a um programa de imunização de excelência, se as pessoas não tiverem consciência da importância da vacinação, não procurarem manter sua vacinação e de seus filhos em dia. Infelizmente, e surfando na onda das “fake news”, nos últimos anos vemos a nível mundial um movimento contra as vacinas. Pessoas desinformadas, negligenciando sua imunização e a de seus filhos por motivos variados, como a crença que são vacinas para doenças que não existem mais, que as vacinas não funcionam e podem até mesmo causar doenças, que estão associadas a muitas complicações… O resultado podemos ver com o recrudescimento de algumas doenças, como nos recentes surtos de febre amarela e sarampo que ocorreram em nosso país.
E é neste atual cenário da pandemia de Covid-19 que temos noção da suma importância das vacinas. Será o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o coronavírus SARS-COV-2, com imunização em massa da população, o fator que vai com segurança nos tirar desta situação de isolamento social e acabar de vez com esta pandemia. A boa notícia é que já existem várias vacinas contra Covid-19 em testes clínicos, com previsão que possam começar a ser usadas a partir do terceiro trimestre em diante deste ano.
Até lá vamos todos mantendo os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias: distanciamento social, uso de máscaras nos locais públicos, higienização frequente das mãos, não tocar com as mãos nos olhos, nariz e boca, cobrir nariz e boca com o cotovelo ou lenço ao tossir ou espirrar. Mas tudo sem descuidar das outras doenças! Verifique sua carteira de vacinação e atualize suas vacinas se necessário.
Dr. Murilo do Valle Saboia – Mastologia (RQE 16966) / Cirurgia Oncológica (RQE 5761)