Cirurgia plástica

CORREÇÃO DE MAMAS EXTRANUMERÁRIAS E MAMILO INVERTIDO

A mama extranumerária está relacionada a alteração congênita no desenvolvimento das mamas. Na evolução filogenética as mamas em número par situam-se na região do tórax, porém algumas mulheres podem apresentar o desenvolvimento de outras mamas ao longo da chamada linha láctea que se estende da região axilar até a região inguinal.

A localização mais comum é a axilar, mas pode ocorrer também no sulco mamário. Podendo aparecer na adolescência e aumentar de tamanho durante a gravidez.

Mulheres portadoras de mama extranumerária não apresentam aumento no risco para o desenvolvimento do câncer da mama.

O procedimento cirúrgico consiste na maioria dos casos de lipoaspiração da região e ressecção do parênquima restante. O tempo cirúrgico é em média 2 horas. A anestesia pode ser local   com sedação ou geral, podendo a paciente receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

O mamilo invertido na maioria das vezes é congênito, decorrente do desenvolvimento anômalo de faixas fibrosas que fixam sua base na aponeurose subjacente, portanto não evertem durante o desenvolvimento das mamas na adolescência. Pode ser também adquirido após processos inflamatórios como fístulas e mastites periarolares ou associado a neoplasias (neste caso a retração da papila é causada por um tumor retroareolar). Daí a importância do diagnóstico correto antes da cirurgia.

A cirurgia consiste na liberação das faixas de fibrose retropapilar, através de uma incisão na aréola junto à base do mamilo. É realizada com anestesia local e não há necessidade de internação.