DICAS SOBRE MEIAS ELÁSTICAS

O frio chegou, que tal tirar aquela meia elástica da gaveta?

É importante saber que a meia é sob medida e na compressão certa para você! Não se deve reaproveitar meias de vizinhos ou amigos . Elas devem ser adquiridas na medida certa de acordo com a circunferência da sua perna e são sempre mais apertadas nos tornozelos. Se você usar uma meia que não é a sua numeração, sentirá um grande desconforto e sensação de formigamento nas pernas , então é recomendado retirá-las para evitar um possível garroteamento( aperto excessivo).

Qual a meia elástica ideal?

– É aquela que você consegue usar confortavelmente. Cada pessoa tem um biotipo diferente e deve encontrar a meia adequada e que não cause nenhum incômodo.

– As meias 3/4 são as mais práticas para serem usadas e uma dica importante é que elas devem terminar dois dedos abaixo da prega do joelho e nunca na prega. Não devem ultrapassar o joelho, não puxe demais a meia para cima!

– Deixe sempre a meia com a trama mais fechada. Se você tem o tornozelo grosso, deve optar por um tecido mais flexível para evitar muita pressão neste local. Outra dica importante para quem sente prurido ao retirar a meia é, deitar com as pernas para cima por no mínimo cinco minutos antes de retirá-la. Passar uma toalha de rosto molhada com água fria nas pernas e depois usar um bom hidratante para pele ressecada. O uso direto da meia deixa sempre a pele mais seca, principalmente no inverno.

– A compressão correta da meia será sempre indicada pelo seu médico. Hoje dispomos de materiais modernos que facilitam a adaptação das meias. Peça para o vendedor mostrar as opções disponíveis antes de efetuar a compra.

Caso tenha dúvidas pergunte para seu médico qual a melhor opção!

Dra Cláudia Cirurgia Vascular