A nova epidemia de vírus – Coronavírus COVID-19

Coronavírus  é o nome de uma família de vírus que tem formato de Coroa. Eles causam infecções respiratórias podendo levar nos casos graves a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). O novo Coronavírus, surgiu em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan na China. A epidemia atual foi batizada pela Organização Mundial de Saúde como Covid-19.

A transmissão se dá de três formas:

– Por vias respiratórias, como pelo ar e por gotículas provenientes de espirros, tosse e fala de          indivíduos infectados.

– Por contato físico, como beijos, abraços e aperto de mão.

– Por contato com superfícies contaminadas, como corrimãos, maçanetas e outras.

Observação: há suspeita que a carne de animais infectados pode contaminar humanos. Não há, porém, informações sobre a forma como os animais se contaminam com o vírus.

O vírus pode sobreviver no ambiente por até nove dias, mas é fácil matá-lo com álcool a 70%. Ele possui uma cápsula de gordura facilmente destruída pelo álcool e outros produtos de limpeza como detergentes, por isso a importância de lavar as mãos  esfregando com sabão por no mínimo 20 segundos.

Sintomas:

Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, podendo aparecer dores no corpo, congestão nasal, inflamação na garganta ou diarréia. Nos casos mais graves, que geralmente acometem pessoas com doenças associadas, há síndrome respiratória aguda (SARS) e insuficiência renal.

Diagnóstico:

Febre, pelo menos um sintoma respiratório, viajou nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas para áreas de risco (como China e Itália) ou entrou em contato com alguém que esteve em áreas de risco. A comprovação laboratorial é feita com amostras de secreção colhida da orofaringe ou escarro.

Tratamento:

Não existe tratamento específico para o Covid-19. Ainda não existe vacina, mas países como EUA, China e Rússia já pesquisam uma vacina contra o Coronavírus. A expectativa é que os primeiros testes comecem nos próximos dois meses.

Os pacientes infectados recebem tratamento para aliviar os sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde o tratamento indicado é repouso e consumo de bastante água.

As medidas para aliviar os sintomas são: medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos), umidificador no quarto ou banho quente para aliviar a dor de garganta e tosse.

Prevenção

A prevenção é o mais importante no momento. Higienizar as mãos e superfícies, como móveis e corrimãos, são as principais formas de se prevenir contra o novo coronavírus. Mesmo com as mãos limpas evitar tocar em mucosas da boca, nariz e olhos. Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.  De acordo com estudos o álcool a 70 % mostrou ser o mais eficaz na destruição do vírus. Além da limpeza com detergente e outros produtos, o ideal é usar também o álcool.

As mãos devem ser lavadas com água e sabão das pontas dos dedos até o punho durante pelo menos 20 segundos e após passar o álcool a 70 %.

Pessoas suspeitas de contaminação devem evitar sair de casa, até mesmo pessoas com sintomas de gripe devem adotar medidas para não expor outras pessoas à doença como:

– Ao espirrar e tossir, deve-se colocar o antebraço ou o lenço na frente da boca e nariz.

– Utilizar lenço descartável para a higiene nasal

– Não compartilhar talheres, copos, toalhas e demais objetos pessoais

– Manter uma distância mínima de um metro de qualquer pessoa.

O uso de máscaras é mais recomendado para quem estiver em contato com alguém com sintoma gripal ou para quem for viajar para áreas de risco de contaminação pelo vírus. As máscaras descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas.

O uso de vitamina D é MITO! Segundo o Ministério da Saúde não há até o momento medicamentos que previnam a infecção pelo novo coronavírus.

É importante também saber que o risco de ocorrência de casos graves e mortalidade relacionados com esta cepa de vírus (Covid-19) é bem menor em comparação com outros vírus respiratórios responsáveis por outras epidemias recentes.

Dra. Rosana Saboia

CRM- PR  14973