Alimentação saudável em época de Pandemia

Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) que está afetando o mundo, sabemos que a alimentação saudável é primordial para manter a saúde e manter o sistema imunológico em boas condições. Porém, a alimentação saudável depende de vários fatores e não de super alimentos isolados. Veja a seguir alguns passos para ter uma alimentação saudável em tempos de COVID-19:

  1. Planeje as suas refeições: levando em consideração o equilíbrio dos nutrientes, alimentos preferenciais da sua família e prefira preparar os alimentos cozidos, grelhados ou assados.
  2. Cozinhar em família: Aproveite o momento para cozinhar em família e envolver as crianças e os jovens nas tarefas na cozinha. Esta aproximação evitará que a família consuma alimentos prejudiciais à saúde, como os biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes, comidas prontas, macarrão instantâneo, sucos artificiais etc;
  3. Óleo, gorduras, sal e açúcar: utilize em pequenas quantidades no preparo das refeições.
  4. Alimentos in natura:Limite o consumo de alimentos processados, evite o consumo de ultra processados e use alimentos in natura como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, como base da sua alimentação. Alimentos in natura são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças.
  5. Faça uma lista de compras: isso fará com que você não compre alimentos desnecessários e faça ainda com que você não esqueça os alimentos que precisa para elaborar as receitas que planejou. Com a lista de compras em mãos, você garante a disponibilidade dos alimentos e evita sair de casa com muita frequência. Mas lembre-se: nada de comprar além do necessário. Faça uma compra responsável e dê a chance para outras pessoas comprarem também.
  6. Limite as compras de alimentos industrializados: ou seja, rica em calorias, sal, açúcar, aditivos químicos, corantes, conservantes e gorduras, aumenta o risco de deficiência nutricional, além de estar associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas, que podem agravar o quadro dos pacientes com Coronavírus. Evite o consumo de alimentos como batatas fritas, refrigerantes, biscoitos e sorvetes. Eles são ricos em calorias vazias e aumentam a sua conta.
  7. Frutas, verduras e legumes crus: Antes de consumir faça a correta higienização. Lavar bem e colocar em solução sanitizante antes do consumo. Reforce os cuidados com a higiene, inclusive com a higiene dos alimentos.
  8. Priorize o aproveitamento integral de alimentos: utilize cascas, talos e sementes para realizar diversas receitas e sucos. Há inúmeras receitas na internet, mas cuidado: procure canais confiáveis.
  9. Leguminosas: como exemplo o feijão, lentilha, entre outros, podem ser cozidos e congelados em porções familiares ou individuais. Congele na quantidade adequada para o consumo.
  10. Consumo de água: A ingestão de água é importante para a hidratação, e é fundamental sua ingestão frequente e regular. Não vale substituir por refrescos, refrigerantes, bebidas lácteas e bebidas açucaradas de forma geral. É água mesmo! Fique atento aos primeiros sinais de sede e satisfaça imediatamente a necessidade do seu organismo.

Os alimentos tem como função muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação saudável e adequada garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde. Um pior estado nutricional pode deixar o organismo vulnerável e aumentar ainda mais o risco de complicações, caso haja infecção pela COVID-19.

Fonte:

Daniéli Chela

Nutricionista