Benefícios da Drenagem Linfática Manual no Linfedema

Drenagem Linfática Manual é uma técnica muito utilizada no tratamento do linfedema, seja ele primário ou secundário, auxiliando no descongestionamento das vias linfáticas.

O linfedema ocorre quando o fluído linfático acumulado no tecido superficial não flui para o coração de maneira adequada, gerando o edema (inchaço).

Essa técnica deve ser realizada para promover o equilíbrio hídrico e eliminar o excesso de líquido rico em proteínas e resíduos metabólicos do sistema linfático. A drenagem linfática auxilia no redirecionamento dos fluídos ajudando na absorção da linfa através das vias linfáticas e linfonodos, presentes em toda a extensão do nosso corpo.

Recomenda-se ser feita essa terapia, se possível diariamente no início do tratamento, podendo ser espaçada conforme a doença estabilize como efeito de manutenção, sendo avaliada tal condição pelo fisioterapeuta ou médico especializado.

Com isso ocorre a redução do edema, evitando fibroses, endurecimento do membro, dor, erisipelas, rupturas e descamações da pele, úlceras, e extravasamento da linfa pelos poros.

A drenagem linfática manual em conjunto com exercícios miolinfocinéticos, pressoterapia (drenagem mecânica) e terapia compressiva multicamadas, promovem a redução e a melhora do inchaço.

Visto que o linfedema é uma doença crônica, a drenagem vem para ajudar o paciente a ter uma melhor qualidade de vida, gerando conforto, leveza e evitando maiores complicações no membro acometido.

Noelle Schoenberger Levy Linhares

Fisioterapeuta – Crefito-8: 93745-F