Cirurgia Segura

O bom resultado de uma cirurgia depende de vários fatores e talvez um dos principais é a realização em um ambiente seguro. Escolher uma boa instituição é muito importante para o sucesso da cirurgia.

O centro cirúrgico é uma unidade de alta complexidade onde são realizados procedimentos de diversos portes, tem uma alta rotatividade de pacientes e profissionais, aumentando assim os riscos de eventos adversos. Para diminuir esse risco, existe um protocolo para realização de uma cirurgia segura, que deve ser seguido com responsabilidade pelos hospitais e clínicas. O trabalho deve ser em equipe envolvendo todos que irão participar da cirurgia.

Nesse ambiente não tem espaço para excesso de confiança, temos que seguir todas as etapas do protocolo de segurança, ter profissionais capacitados, com boa comunicação e dividir tarefas. A equipe (cirurgiões, anestesistas, auxiliares de enfermagem, instrumentadores e demais profissionais) deve exaustivamente conferir os dados referentes ao paciente e procedimento a ser realizado:

– Nome do paciente.

– Tipo de cirurgia.

– Órgão a ser operado, lado direito ou esquerdo.

– Exames pré-operatórios.

– Alergias e comorbidades.

– Os instrumentos usados na cirurgia devem ser identificados e contados antes e após término do procedimento.

– Presença de material para encaminhar para a anatomia patológica.

– Os cuidados pós-operatórios imediatos devem ser feitos por uma equipe bem treinada e em sala de recuperação anestésica bem equipada.

Além desses cuidados com o paciente, as instituições devem fazer a manutenção preventiva e corretiva dos seus equipamentos e suas instalações.

Sua saúde não tem preço, procure sempre uma instituição que siga todas as normas de segurança.

Rosana Saboia / Cirurgia Plástica

CRM 14.973 / RQE 7.061