Não existe uma causa única para odesenvolvimento do câncer mamário, diversos fatores estão envolvidos, como o envelhecimento do corpo (quanto mais idade, maior é o risco), a história da vida reprodutiva como: idade da primeira menstruação, idade da primeira gestação e tempo de amamentação, idade que entrou na menopausa e se faz ou não terapia de reposição hormonal. Outros fatores são a história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo e exposição à radiação ionizante.
Podemos então reduzir esse risco eliminando os fatores que dependem apenas da nossa força de vontade.
A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos.
Reduza a ingesta de alimentos industrializados com alto teor de gordura e carboidratos simples como doces, sucos de caixinha, refrigerantes, pão branco. Dê preferência aos alimentos naturais com proteínas de boa qualidade e ricos em fibras como frutas, legumes, verduras, cereais integrais. Além do bom funcionamento do intestino eles ajudam também na saciedade.
Inclua os exercícios físicos na sua rotina diária, eles farão bem para seu corpo e sua mente, adquira esse bom hábito!
Não se esqueça também dos exames de controle como a mamografia e a consulta com seu médico de confiança.
Dra. Rosana Saboia – Cirurgia Plástica e Mastologia
CRM 14973 – RQE 7061 / 5908