Fake news e mamografia

Nas últimas semanas várias entidades médicas e profissionais ligados ao diagnóstico e tratamento das doenças da mama manifestaram-se em resposta a informações que viralizaram nas redes sociais questionando o valor da mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em um momento como este, no qual uma informação distorcida que pode levar a um aumento do risco de morte por câncer de mama dissemina-se nas redes sociais, urge ressaltar a importância da mamografia. Ela é sem dúvida o mais importante método de diagnóstico por imagem para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, e o único que está associado a uma redução da mortalidade por câncer, evidenciada por vários estudos clínicos. Estudos que também demonstraram que o risco de indução de tumores por exposição à irradiação do exame é extremamente baixo, e que é suplantado pelo benefício da diminuição da mortalidade por câncer de mama.

É o exame de primeira escolha recomendado para o rastreamento do câncer de mama, sendo indicada sua realização anual em todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade, segundo orientação de várias entidades médicas (Sociedade Brasileira de Mastologia, Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica). Entidades estas que prontamente reagiram às informações criminosas divulgadas nas redes sociais, esclarecendo ao público quanto ao real valor do rastreamento mamográfico.

Por Dr. Murilo do Valle Saboia – Oncologista e Mastolologista – CRM 14716