A pandemia causada pelo Covid-19 parou o nosso planeta, e impôs mudanças de hábitos necessárias no combate a esse inimigo invisível. Para vencer esta guerra devemos seguir as orientações dos órgãos competentes. De acordo com a Organização mundial de saúde (OMS) ações úteis para evitar o contágio pelo vírus incluem lavar as mãos até a metade do punho por no mínimo vinte segundos, usar álcool gel a 70%, evitar tocar olhos, nariz e boca, limpar com frequência objetos e superfícies de contato também com álcool a 70%, entre outras.
O álcool gel a 70% age como antisséptico, inibindo a proliferação de microrganismos e para a nossa sorte destruindo a cápsula externa deste vírus. Mas seu uso frequente leva ao ressecamento da pele. E não é só o álcool em gel que deixa as mãos ressecadas, a lavagem constante das mãos com sabonete muito eficaz no combate ao vírus, também pode ter esse mesmo efeito.
O ressecamento constante das mãos leva à descamação, irritações, infecções e ao envelhecimento precoce. A hidratação, portanto, é uma medida de saúde necessária, não só de beleza. Uma boa rotina de hidratação mantém a integridade da camada de proteção cutânea e evita esses problemas.
É possível manter as mãos limpas, macias e sedosas e estar segura do Coronavírus. Já que não é possível diminuir o contato com os produtos de limpeza nesse período, pode-se aumentar a proteção da pele dobrando o uso de cremes e protetores.
A aplicação do creme para as mãos deve ser feita após o uso do álcool em gel, esperar alguns segundos até sua secagem. Após, é recomendado que se passe também um protetor solar.
O protetor solar, frequentemente lembrado quando se trata de rosto, não é lembrado com frequência quando se fala de proteção das mãos, embora a atenção para esta região que é muito exposta aos raios ultravioletas e produtos abrasivos seja tão importante quanto o restante do corpo. Com o uso do protetor solar além de prevenirmos o envelhecimento e surgimento de manchas nessa região, prevenimos também o câncer de pele.
Profissionais de saúde, que já sofrem com o ressecamento das mãos devido à limpeza constante e o uso de luvas talcadas durante todo o ano, tendem a trabalhar mais em épocas de crises de saúde, ficando ainda mais suscetíveis aos problemas que uma camada de pele enfraquecida pode trazer. Nesses casos, cremes que contenham em suas fórmulas ingredientes como glicerina, ácido hialurônico, extrato de aveia, óleo de uva, entre outros ingredientes muito indicados para manter a hidratação, são recomendados.
Quando passar o período crítico desta pandemia, a Clínica Genese espera você com um grande arsenal de tratamentos para manter suas mãos, rosto e corpo sempre bonitos para aproveitar bons momentos que ainda virão este ano!
Para o bem de todos siga as recomendações dos órgãos de saúde!
Dra Rosana Saboia
Cirurgia plástica / Mastologia
CRM 14973.