PREVENÇÃO DO CÂNCER COLORRETAL

Este mês, em virtude do Outubro Rosa, o foco é o câncer de mama. Mas não podemos nos esquecer de outros tumores que merecem cuidados com a prevenção. Um deles é o câncer colorretal (tumores do intestino grosso e reto).

O câncer colorretal é o segundo mais frequente tanto na mulher, após o câncer de mama, quanto no homem, após o câncer de próstata, com uma estimativa de cerca de 41.000 casos novos no Brasil para este ano de 2020.

Grande parte destes tumores vão aparecer a partir de lesões benignas que aparecem no revestimento interno do intestino, que são os pólipos. Assim podemos prevenir este tipo de câncer detectando e retirando estas lesões precursoras, os pólipos. Isto é feito através do exame de colonoscopia, que ao mesmo tempo que detecta estes pólipos, já procede à retirada dos mesmos. Hoje em dia a colonoscopia está indicada para todas as pessoas a partir dos 50 anos de idade. Quem tem antecedente de familiar de primeiro grau com câncer de intestino tem um aumento de risco para a doença e nestes casos a colonoscopia deve ser realizada numa idade 10 anos antes daquela do familiar afetado pela doença, ou a partir dos 50 anos, o que vier primeiro.

Nos últimos anos notou-se um aumento da incidência e mortalidade do câncer colorretal em pacientes mais jovens, com menos de 55 anos, existindo uma tendência a se indicar a primeira colonoscopia já a partir dos 45 anos. Esta sugestão, embasada em vários estudos recentes, foi chancelada pela American Cancer Society já há cerca de 2 anos.

Também podemos ajudar na prevenção deste tipo de câncer adotando atitudes saudáveis, mantendo o peso ideal, praticando atividades físicas regulares, não fumando e tendo uma alimentação saudável, hipocalórica, rica em fibras e alimentos in natura.

 

Dr. Murilo do Valle Saboia – Mastologia (RQE 16966) / Cirurgia Oncológica (RQE 5761)