Sal (cloreto de sódio), um vilão no dia a dia

Na hora do almoço o saleiro é um componente indispensável na mesa pois muitas pessoas consideram que os alimentos ficam mais saborosos quando adicionamos aquela pitada de sal. Porém, este é um dos mais temidos vilões para a nossa saúde e ao mesmo tempo é o menos combatido. O consumo excessivo de sal é o principal fator que causa o aumento da pressão arterial, levando a problemas mais sérios como hipertensão, acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.

Existe um círculo vicioso. Algumas pessoas colocam o sal na hora do preparo da comida e quando ela chega à mesa. Além disto, os alimentos industrializados, cada vez mais consumidos, contêm uma alta quantidade de sódio.

O sal não existia como alimento até o fim do século XIX e, em consequência, a hipertensão arterial praticamente não existia. Mas no século XX, ele começou a ser comercializado e utilizado nos alimentos industriais. Uma mudança de hábito que fez com que a ingestão de sódio que era mínima, aumentasse de tal maneira que hoje a maior parte dos países ingere de oito a dez vezes mais do que se consumia no século XIX. A sociedade exige cada vez mais alimentos salgados para saciar o desejo pelo prazer degustativo. Enlatados, envazados, todos esses alimentos comercializados em conserva contêm muito sódio, para que durem meses e às vezes até anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece como quantidade adequada o consumo de 1.500 a 2.000mg de sódio por dia. Esse número equivale a cinco tampinhas de caneta BIC cheias de sal. Parece uma pequena quantidade, mas tudo o que uma pessoa come durante o dia, entre café da manhã, almoço, jantar, lanche, passa longe do recomendado.

Mais da metade da quantidade de sal ingerida vem da comida consumida na rua, na qual não há controle individual da quantidade de sódio usado. Ao lanchar em uma rede de fast food, por exemplo, uma pessoa ingere no mínimo de 3.000mg a 4.000mg de sódio. Uma garrafa de 600ml de refrigerante zero contém de 60mg a 80mg. Adoçantes e doces também têm sódio.

A solução é medir o consumo, verificar a porção no rótulo, reduzir a quantidade ao preparar o alimento e retirar o saleiro da mesa. Uma boa
opção é substituir por condimentos como alho, cebola e temperos. É preciso conscientizar a sociedade de que o sódio é um vilão para a saúde. Tem que escolher o que vai comer!

A ingestão excessiva de sódio faz o organismo reter água e provocar um edema. O sódio entra pelas células do corpo e endurece os vasos sanguíneos, os tornando menos flexíveis e aumentando a pressão arterial. Quanto mais sódio é ingerido, mais a pressão arterial aumenta, o que leva à hipertensão arterial.

Daniéli Chela
Nutricionista.