Você sabe o que são Exercícios Linfomiocinéticos?

O nome das palavras linfo ( linfático), mio ( músculo) e cinético ( movimento). Exercícios linfocinéticos é o nome dado aos exercícios que estimulam a drenagem linfática através das bombas musculares e movimentos respiratórios.

Quando os vasos linfáticos estão lesados ou com dificuldade para transportar a linfa, as contrações musculares seqüenciais ajudam no retorno da linfa ao sistema venoso, uma vez que anatomicamente estes vasos têm uma relação muito próxima com os músculos.

Qualquer pessoa pode se beneficiar dos efeitos dos exercícios linfomiocinéticos, porém nos casos de linfedema há necessidade de se avaliar qual tipo de exercício será necessário para cada pessoa, conforme sua idade, a causa do linfedema e se existem outras limitações físicas para realização dos movimentos.

Normalmente além dos exercícios específicos para as bombas musculares, é necessário acrescentar exercícios de flexibilidade e alongamento. Hidroginástica, Pilates , Yoga, danças entre outras atividades supervisionadas, também podem ser benéficas para a circulação linfática.

Exercícios aeróbicos como caminhadas e andar de bicicleta ajudam na parte cardio-respiratória e desde que não existam contra-indicações cardiológicas e ortopédicas devem ser associados por pelo menos 30 minutos e 3 a 5 vezes por semana. Porém, todo e qualquer exercício deve ser realizado de maneira gradual e progressiva de acordo com a capacidade de cada um. Procure um cirurgião vascular para avaliação e a melhor indicação para o caso.

 

Dra Cláudia Stein Gomes

Cirurgia Vascular ( RQE 9991)

CRM-Pr 16.064