Em tempo de pandemia e sem cobertura vacinal, nos resta a prevenção contra o inimigo invisível. Muitas vidas foram e ainda serão ceifadas pela Covid-19. É imperativo que façamos a nossa parte, só assim conseguiremos diminuir a porcentagem de pessoas contaminadas.
Cuidados de higiene, como lavar as mãos periodicamente com água e sabão por 20 segundos ou usar álcool em gel, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar, usar máscaras, são medidas que salvam vidas!
O uso de máscaras em locais públicos e estabelecimentos comerciais atualmente é lei. Mas você está usando corretamente? É só dar uma olhadinha em quem anda pelas ruas que a resposta será NÃO.
O ideal seria usar as máscaras descartáveis, mas isto sabemos que é inviável pela escassez do produto, ficando restrito para trabalhadores da saúde e pacientes. Fora desses ambientes a recomendação do próprio Ministério da Saúde é o uso das máscaras de tecidos reutilizáveis. Porém estas máscaras devem ser usadas conforme as seguintes orientações da Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária):
– É recomendado que cada pessoa tenha um mínimo de cinco máscaras. Seu uso é individual, não pode ser compartilhada!
– Ser confeccionada de preferência em tecido de algodão e que tenha 3 camadas.
– Cobrir toda a área do nariz e boca, sem espaços nas laterais, com um bom ajuste evitando vazamentos.
– Durante o uso da máscara evitar usar batom, base ou qualquer maquiagem.
– Trocar de máscara a cada três horas ou se ela estiver úmida ou com sujeira aparente.
– Ao retirar a máscara não tocar na região frontal, retirar pelo elástico.
– A higienização deve ser feita separadamente das outras roupas com água e sabão ou detergente, podendo também deixar de molho em solução de água sanitária. Passar com ferro quente.
– Mesmo usando máscara, mantenha um distanciamento das pessoas de mais de um metro e não retire a máscara para conversar!
Dra Rosana Saboia. CRM 14973
Cirurgia Plástica/ Mastologia